Apesar dos idosos serem minoria no mercado de trabalho sua participação está aumentando nos últimos anos. Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que o percentual de ocupados com idade avançada passou de 6,3% em 2012, para 7,8% em 2018.  

O estudo é baseado nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), que é apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e reflete o envelhecimento da população e uma possível mudança de comportamento de brasileiros com mais de 60 anos. De acordo com a seção da Carta de Conjuntura sobre o mercado de trabalho, que foi divulgada pelo Ipea na segunda-feira (25.06), os idosos estão escolhendo deixar seus empregos em idade mais avançada do que antes. 

“Os dados de transição, por sua vez, retratam que o crescimento dos mais idosos na força de trabalho não ocorre porque tem aumentado o número destes trabalhadores que estão saindo da inatividade e retornando ao mercado de trabalho, e, sim, porque vem recuando a parcela de idosos que decidem sair da força de trabalho e ir para a inatividade, independentemente de estarem ocupados ou não”, analisa o Ipea. 

Os números indicam que no primeiro trimestre 2012, 20% dos idosos ocupados que perderam colocação dentro do mercado de trabalho decidiram ficar inativos, mas em 2018 esse número foi de 16%. Por outro lado, 48% dos idosos que estavam desempregados em 2012 decidiram voltar a trabalhar enquanto nesse ano o índice foi de 40%. 

Além disso, a pesquisa mostra que enquanto em 2012 a parcelada idosos que se mantiveram ocupados no primeiro trimestre foi de 80%, nesse ano esse número subiu para 83%. Na média dos últimos quatro trimestres, 46% dos ocupados com idade mais avançada moravam no Sudeste, 56% eram do sexo feminino e 63% diziam ser chefes de família. 

Destes, 27% estavam no mercado formal e 45% trabalhavam por conta própria. Nesse cenário, 17% das pessoas com mais de 60 anos de idade atuava no comércio, 15% na agricultura e 10% trabalhavam no setor de serviços relacionado à saúde e educação. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

Fechar Menu