A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (10.12) a consulta ao último lote da restituição do Imposto de Renda (IR) do ano de 2018. De acordo com informações divulgadas pela receita e publicadas no portal da Folha de São Paulo, esse lote contém também restituições de 2008 a 2017 que haviam caído na malha fina e foram regularizadas.

Para quem quiser saber se a sua consulta foi liberada ou não, basta cessar o site da Receita ou ligar para o Receitafone, no número 146. Caso o contribuinte ainda não tenha recebido a sua restituição e não encontrou seu nome nesse lote, significa que ele caiu na malha fina do Imposto de Renda.

A própria Receita estima que atualmente 628 mil declarações (2% do total) se encontram retidas na malha fina. As principais razões para esse acontecimento são a omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes; diferença entre o valor retido na fonte e o informado pela empresa; despesas médicas; dedução de Previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia.

As restituições de 151.248 contribuintes, que totalizam mais de R$ 319 milhões, serão pagas na próxima segunda-feira (17).

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

Fechar Menu