O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou durante entrevista nesta terça-feira (11.12) que alguns setores da economia pagam pouco imposto, e deveriam ter seus tributos elevados para permitir a redução de outros tributos. De acordo com ele, um estudo foi enviado pela pasta com sugestões à próxima equipe econômica.

“Há alguns setores que estão pagando muito pouco imposto hoje, e deveriam voltar a pagar. Tem que fazer uma avaliação de custo benefício para haver uma distribuição mais igualitária”, comentou em entrevista para a rádio CBN.

Ele também defendeu a isenção do IR sobre aplicações em letras de crédito. “Temos benefícios tributários que não concordamos, como a isenção de IR sobre LCI e LCA [Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio]. É uma aplicação financeira e apenas determinados segmentos da população têm acesso. Não significa aumentar imposto de quem está nos ouvindo. É simplesmente um tratamento tributário uniforme”.

“Precisamos simplificar a carga tributária, mas para fazer esse trabalho não podemos desconsiderar que há setores que pagam menos impostos. Então, uma distribuição mais igual da carga deveria ser um objetivo de política pública de futuro para o Brasil, com maior competitividade para a economia brasileira”, concluiu.

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

Fechar Menu