As estratégias de omnichanel, que consiste em um canal de informação unificado em uma empresa, precisam ser revistas e melhor trabalhadas, segundo Ricardo Fioravanti, que é senior Business Development da Retail da Dimension Data. De acordo com ele, em um artigo publicado no portal especializado itforum365.com.br, o primeiro ponto é definir o que significa o termo omnichanel para a sua empresa.

“Nesse ponto, é importante ter uma compreensão profunda de seus clientes – conhecer seu perfil, comportamento, preferências e motivações. Também é preciso avaliar se eles se importam com a conveniência dos pagamentos em dinheiro ou se a velocidade de entrega é a maior demanda. Reunir várias soluções para esses desafios é caro e muitas vezes não eficaz. Muitas vezes, os sistemas de silos não estão conectados e não podem se comunicar, o que é um grande obstáculo para o sucesso do negócio”, escreveu.

Além disso, o especialista afirma que é necessário reunir uma equipe multifuncional desde o início. “Para implementar uma estratégia coesa de ‘omnichannel’, você precisa de uma estratégia multidisciplinar, ou seja, reunir as pessoas certas: equipes de TI, operação de loja, comércio eletrônico, digital, finanças e marketing. Um erro comum durante o gerenciamento de mudanças ‘omnichannel’ é não envolver todas as áreas do negócio ao redor do projeto desde o início”, conclui.

(Equipe do site)

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