Uma pesquisa realizada pela Freshworks indicou que os varejistas que tem seu negócio hospedado em plataformas virtuais podem perder mais de R$ 11 bilhões por não ofertarem atendimento adequado no momento da venda. O estudo coletou respostas de 500 compradores online no Brasil e descobriu que dois em cada três deles abandoaram a compra por não receberem o suporte adequado. 

De acordo com o levantamento, 68,91% dos entrevistados afirmou que a compra cancelada valia entre R$ 1 e R$ 200 e 23,45% disseram que o valor do pedido estava entre R$ 501 e mais de R$ 3.001. Girish Mathrubootham, fundador e CEO da Freshworks, destaca que em 2016 48 milhões de brasileiros compraram mercadorias pela internet, o que faz o País ser líder desse tipo de mercado na América do Sul. 

“O varejo on-line está crescendo no Brasil, mas o que as empresas precisam aprender rapidamente é que, se não fornecerem a seus clientes um bom suporte durante o processo, ele não hesitará em abortar uma compra”, declara. 

A importância do bom atendimento é bem evidenciada pelo estudo, já que os dados também indicaram que 54% dos brasileiros considera que a qualidade do suporte ao cliente é um fator fundamental para que uma compra online seja realizada. Atualmente o meio preferido para adquirir um produto é o email, lembrado por 57,7% dos entrevistados, seguido pelos chats, com 52,72%, telefonemas, com 46,89% e mensagens diretas via WhatsApp por exemplo, com 37,16%. 

(Equipe do site)

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