Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirmaram que o índice de produção industrial iniciou o ano com queda de 0,8% em janeiro de 2019, frente o que foi registrado em dezembro do ano passado. Quando comparadas as informações com os dados janeiro de 2018, a produção caiu 2,6%e no acumulado em 12 meses e a indústria avançou 0,5%. 

De acordo com o gerente da pesquisa do IBGE, Andre Macedo, esses números indicam um certo declínio na intensidade de crescimento. “É uma produção industrial em ritmo abaixo da que encerrou 2018. No acumulado dos últimos 12 meses, ainda estamos no positivo, mas ele vem reduzindo a intensidade dessa expansão. Em julho de 2018, esse crescimento era de 3,4%. Ou seja, até nesse indicador, que está no campo positivo, vemos uma redução da intensidade do crescimento”, comenta. 

No entanto, alguns analistas informaram ao portal Estadão que esses resultados estão dentro do esperado. “A queda nos Bens de Capital de dezembro para janeiro está relacionada à baixa na produção de caminhões, bens de produção agrícola e máquinas e equipamentos industriais. Em relação a janeiro, Bens de Capital e Bens de Consumo Duráveis são os grupos que mostram maior perda, com acréscimo dos automóveis e eletrodomésticos da linha marrom”, conclui Macedo. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

Fechar Menu